Machu Picchu

Machu Picchu

Machu Picchu, também chamada “Cidade perdida dos Incas”,  é uma cidade pré-colombiana, localizada no centro-sul do país, no topo de uma montanha, no vale do rio Urubamba, atual PeruConsiderada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído.

As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.

Possui duas áreas: a agrícola formada por terraços e recintos para armazenar alimentos, e a urbana onde se destaca a Zona Sagrada com templos, praças e museus.

No meio de montanhas, as casas, cemitérios e os templos são distribuídos de maneira bem organizada, aproveitando espaços com escadarias entre as ruas abertas. Segundo a história Inca, isso foi planejado para a passagem do Deus Sol.

Clima: Semi seco e frio. Chuvoso durante o verão e ensolarado entre maio e setembro. Temperatura máxima a 27°C e a mínima de 11°C, podendo chegar a 0°C a noite nos pontos mais altos.

Altitude: 2400 metros

** Por causa da altitude a diminuição de oxigênio é mais acentuada e aparecem os sintomas como dor de cabeça,  respiração curta, tontura, vômitos, etc. Quanto maior a altitude mais frequentes são os sintomas, por isso recomenda-se andar devagar e beber bastante água.

As montanhas Machu PicchuHuayna Picchu ou (Wayna Picchu) são parte de uma grande formação orográfica conhecida.

Turismo:

É possível acessar Machu Picchu:

Pelo Caminho Inca e por Cusco com o passeio do Vale Sagrado dos Incas, até chegar em  Águas Calientes e lá há um micro-ônibus que leva cerca de 30 minutos para chegar a Machu Picchu.

Caminho Inca ou Trilha Inca, saindo de Cusco. Uma caminhada de 4 dias chegando a Machu Picchu pela Porta do Sol. Com 45 km em 4 dias com pernoites em acampamentos com infra-estrutura.

Essas formas de acesso são os mais procuradas.

Ao chegar a Machu Picchu, você pode optar por subir o Huayna Picchu em seguida. Precisa pegar uma senha logo ao chegar a Machu Picchu, pois é o único acesso permitido a montanha.

Huayna Picchu

Huayna Picchu ou Wayna Picchu “Jovem Montanha” é uma montanha localizada no país. O pico da montanha está por volta de 2.720 metros acima do nível do mar.

Altitude: 2.720 metros.

Os guias dizem que no topo era a residência do Sumo Sacerdote. Toda manhã antes do sol nascer, o Sumo Sacerdote com um pequeno grupo ia a pé a Machu Picchu para assinalar a chegada do novo dia. O Templo da Lua, situado ao lado da montanha, a uma altitude inferior a Machu Picchu.

O número de visitantes por dia autorizados a entrar em Huayna Picchu é limitado a 400 pessoas e divididas em dois grupos.

A subida é exausta e leva ao cume. Com partes escorregadias, mas são protegidas por cabos de aço.

Existe uma trilha que leva ao Templo da Lua.

Ruínas Wayna Picchu

Templo da Lua

Deixe um comentário